A tribo Himba e a Música da Alma

Pelo norte da Namíbia e nas margens do rio Kunene existe uma tribo semi-nômade conhecida como Himba. De todas as tribos ainda vivas na África, os Himba consideram como o dia em que sua mãe decide ter um bebê a data de nascimento de suas crianças.

Mãe e filho da tribo Himba
Mãe e filho da tribo Himba, do norte da Namíbia, país da África Austral

Quando uma mulher Himba decide ter um filho, ela sai e senta-se sozinha debaixo de uma árvore, até ouvir a música da criança que quer vir. Depois que ela ouviu a música desta criança, ela volta para o homem que será o pai da criança e ensina-lhe a canção. E então, quando eles fazem amor para conceber fisicamente a criança, eles cantam a canção da criança, como uma forma de convidar o filho a encarnar. Logo, quando a mulher fica grávida, ensina a música da criança para as parteiras e às mulheres mais velhas da aldeia, para que quando a criança nascer, as pessoas ao seu redor possam cantar a canção da criança para dar as boas-vindas!


Na medida em que a criança cresce, os outros moradores são ensinados a canção da criança. Se a criança cai ou se machuca, alguém canta a canção para ela. Ou talvez a criança faz algo maravilhoso, ou passa pelos ritos de puberdade, então, como uma forma de homenagear essa criança, as pessoas da aldeia cantam sua canção. Na tribo Himba há uma outra ocasião em que a aldeia canta a canção para a criança: se a criança comete um crime ou algo que é contra as normas sociais Himba, os moradores chamam-lhe para o centro da aldeia e formam um círculo ao seu redor. Em seguida, cantam sua canção. A correção é vista na tribo Himba como um comportamento anti-social e não como um castigo, mas como o amor e a lembrança de identidade. Porque, quando você reconhece a sua própria música, você não tem nenhum desejo ou necessidade de fazer qualquer coisa que possa ferir o outro. E conforme a criança passa por suas experiências a sua música é o tema de sua vida. No casamento, as músicas são cantadas. E, finalmente, quando a criança está deitada em sua cama, pronta para morrer, todos os moradores que conhecem sua canção vem e cantam, pela última vez, a canção daquela pessoa.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS