Seleção de curtas-metragens para assistir gratuitamente na internet.

Cinema, Consciência, Ética, Estética, Luz, Câmera e Ação!
(lista de filmes em constante expansão e em ordem cronológica)

JORNADA DAS TARTARUGAS
(Turtle Journey, curta de animação, 2020)

Conheça a história da família de tartarugas que vive em um oceano cheio de ameaças, como a poluição por plásticos, a perfuração de petróleo e a pesca excessiva. Parceria com o Estúdio Aardman - os criadores das amadas séries de stop motion, Wallace e Gromit e Shaun the Sheep, para dar a esta história o carinho que ela merece.

Curta:

 

IAN, UMA HISTÓRIA COMOVENTE
(Ian, curta de animação, 2018)

Ian nasceu com paralisia cerebral. Como todas as crianças, ele quer ter amigos, mas a discriminação e o bullying o impedem de ir ao seu amado playground. Ian não desistirá facilmente, realizando algo que surpreenderá a todos. O curta é inspirado na história de um Ian real. Sua mãe, autora de um livro e criadora da Fundação Ian, tomou como tarefa ensinar os responsáveis por fazer bullying com o filho uma importante lição a respeito da diversidade e da inclusão, tarefa esta que desembocou na criação do curta-metragem, uma parceria com o estúdio de animação latinoamericano MundoLoco.

Curta:

 

LUCAS, A ARANHA
(Lucas The Spider, curta de animação, 2018)

Encontre Lucas, a aranha bem-humorada e criativa.

Curtas:

 

ME LEVE COM VOCÊ
(Take Me Home, curta de animação, 2017)

Curta-metragem ‘Leve-me com você’ incentiva a adoção de animais. O filme mostra a beleza do afeto entre tutor e cão. São cada vez mais constantes campanhas para adoção de cães ao invés da compra. Entretanto, parte da sociedade ainda resiste à adoção alegando que esses animais não atendem às necessidades da família ou mesmo por “preconceito” contra esses animais sem raça definida. É necessário compreender que os cães têm direito à felicidade, à proteção, ao carinho que poderia ser alcançado pelo vínculo com os humanos.

Curta:

 

FELICIDADE
(Happiness, curta de animação, 2017)

A história da busca incansável de um roedor pela felicidade e realização.

Curta completo:

 

PARECIDO
(Alike, curta de animação, 2016)

Em uma vida agitada, Copi é um pai que tenta ensinar o caminho certo para seu filho, Paste. Mas qual é o caminho correto?

Curta:

 

PIPER
(Piper, curta de animação, 2016)

Uma história que poderia ser a história de vida de qualquer um de nós, em qualquer momento da nossa existência. Superar os nossos medos e a nossa comodidade nos oferece, sempre, uma maravilhosa perspectiva da vida.

Curta:

 

TRABALHO INTERNO
(Inner Workings, curta de animação, 2016)

Inner Workings é um filme de aventura em curta-metragem de 2016 produzido pela Walt Disney Animation Studios. Foi dirigido pelo brasileiro Leonardo Matsuda e estreou nos cinemas antes do longa-metragem Moana.

Curta:

 

O PRESENTE
(The Present, curta de animação, 2016)

The Present é um filme de aventura em curta-metragem de 2016 produzido pelo Institute of Animation, Visual Effects and Digital Postproduction at the Filmakademie Baden-Wuerttemberg in Ludwigsburg, Germany. Foi dirigido por Jacob Frey e recebeu mais de 50 prêmios em todo o mundo.

Curta:

 

OS HERÓIS DE SANJAY
(Sanjays's Super Team, curta-metragem, 2015)

Sanjay é obrigado a deixar de assistir seu desenho preferido para participar da oração com seu pai. Durante a reza, ele se distrai com um brinquedo e vai para um outro mundo onde deuses hindus são super-heróis.

Curta-metragem:

 

VIDA EM SINTROPIA
(Life in Sintropy, curta-metragem, 2015)

"Vida em Sintropia" é o novo curta do Agenda Gotsch. Uma edição feita especialmente para ser apresentada em eventos na COP21 em Paris, com um compilado de experiências expressivas em Agricultura Sintrópica. Imagens e entrevistas inéditas.

Curta-metragem:

 

BANQUETE
(Feast, curta-metragem, 2014)

Feast é um filme de animação em curta-metragem estadunidense de 2014 dirigido e escrito por Patrick Osborne. Venceu o Oscar de melhor curta-metragem de animação na edição de 2015.

Curta-metragem:

 

A DOAÇÃO
(The Gift, curta-metragem, 2014)

The Gift é a história de um casal comum, quando ele dá uma pequena esfera arrancada do peito, ela não consegue se separar de seu novo presente... mesmo depois que eles terminam. The Gift é um curta-metragem produzido por Cecilia Baeriswyl e dirigido por Julio Pot, selecionado em mais de 100 festivais internacionais, incluindo Animamundi (Brasil), Animpact (Coréia do Sul), CutOut Fest (México), Busan (Coréia do Sul), Mar del Plata Festival de Cinema (Argentina) e Siggraph Asia.

Curta-metragem:

 

UMA SÓ FAMÍLIA, COMIDA PARA TODOS
(One Human Family, Food for All, curta, 2014)

Baseado em uma história antiga sobre fome e compartilhamento, este vídeo animado faz parte da campanha “Uma Família Humana, Comida para Todos” da Caritas Internacional. A “alegoria das colheres” nos ensina que quando lutamos para alimentar apenas a nós mesmos, todos passam fome. Mas quando nos concentramos na fome do nosso vizinho, descobrimos que existem maneiras de alimentar a todos.

Curta-metragem:

 

A SOLIDÃO DOS AVÓS
(Blobby, aventura, 2014)

O fenômeno da solidão na terceira idade está longe de ser algo novo, mas tem ganhado novas proporções na contemporaneidade associado a um estilo de vida que exclui a “presença a troco de nada”, como a autora do artigo mencionado relata. Laura Stewart, profissional de animação, teve a sensibilidade de traduzir toda a melancolia e o sofrimento experimentados pelos idosos solitários de hoje em dia num dos melhores curtas-metragens sobre o tema.

Curta completo:

 

PAPERMAN
(Paperman, curta de animação, 2013)

O curta da Disney foi tão aclamado pela crítica que chegou a receber indicações ao Oscar de melhor animação em 2013. A história é sobre um rapaz que se apaixona a primeira vista por uma moça e tenta chamar sua atenção usando aviões de papel.

Curta completo:

 

EU, CABRA DE ESTIMAÇÃO
(I, pet goat II, curta de animação, 2012)

É um vídeo que rapidamente se tornou viral na internet. O nome é inspirado no livro “The Pet Goat“, o qual Bush estava lendo para um grupo de crianças enquanto os atentados de 11 de setembro de 2001 aconteciam. Foi elogiado por suas proezas visuais e seu imaginário interessante, porém o vídeo deixou muitos confusos sobre o significado de seus simbolismos, pois é uma bomba de informações metafóricas.

Curta completo:

 

A ENGRENAGEM
(A Engrenagem, curta de animação, 2012)

A discussão sobre o veganismo e seus benefícios ao meio ambiente e ao futuro é extensa e muito mais complexa do que simplesmente parar de comer carne. Envolve a diminuição da poluição atmosférica, a preservação de recursos vegetais e hídricos, e muitas outras questões. Numa linguagem descontraída, o filme tem o objetivo de alertar e levantar algumas questões como "Você já se perguntou de onde vem nossa comida? Quais os impactos que ela nos traz? A Engrenagem responde."

Curta completo:

 

O EMPREGO
(El Empleo, curta de animação, 2011)

Um curta-metragem surpreendente e bem humorado sobre a desumanização do trabalho.

Curta completo:

 

DIA E NOITE
(Day & Night, curta de animação, 2010)

Quando se veem pela primeira vez, o dia e a noite se assustam e logo começam a se desentender. Mas, quando eles descobrem as qualidades únicas um do outro e percebem que cada um oferece uma visão diferente do mesmo mundo, ganham uma nova perspectiva.

Curta completo:

 

A PARÁBOLA DO SEMEADOR
(Parable of the Sower, curta de animação, 2010)

Um semeador saiu a semear. Ao semear, algumas sementes caíram ao longo do caminho e vieram os pássaros e as comeram. Outras caíram em terreno rochoso, onde não havia muita terra. Elas imediatamente brotaram, mas quando veio o sol, como o solo não tinha profundidade, queimaram e secaram. Outras caíram entre os espinhos e esses cresceram e as sufocaram. Outras caíram em boa terra e produziram grãos; algumas deram uma centena, outras sessenta e outras trinta por um. Aquele que tem ouvidos para ouvir, que ouça...

Curta completo:

 

A HISTÓRIA DAS COISAS
(The Story Of Stuff, curta metragem, 2009)

A História das Coisas nos relata a enorme destruição que os seres humanos estão proporcionando ao Meio Ambiente. Em uma guerra desenfreada entre as corporações industriais (apoiadas pelos governos), vale tudo pela obtenção do lucro. Nesta proporção estamos em contagem regressiva para a aniquilação dos recursos naturais o que dificultará em muito a vida em nosso planeta. Aí veremos que os recursos financeiros em exacerbação não substituem os alimentos e a água apropriada para o consumo humano.

Trailer:

 

O CERAMISTA
(The Potter, curta de animação, 2008)

O Ceramista é uma criatura antiga que dá vida ao barro. Em seus cuidados, um aprendiz quer aprender como criar.

Curta completo:

 

MEU CHINÊS
(Mon Chinois, curta de animação, 2008)

Durante os Jogos Olímpicos de Pequim em Agosto de 2008, a mídia ainda estava presa a estereótipos da China e dos chineses. Este curta-metragem pretende identificar de forma humorística estereótipos e arquétipos em geral associadas a chineses ou asiáticos.

Curta completo:

 

ENVELHECENDO EM UM MINUTO
(Getting old, curta metragem, 2008)

Este vídeo é fruto de uma brincadeira em uma tarde livre com meu filho. Ao me deparar com as imagens, senti que elas remetiam a algo diferente do texto em norueguês. Despretensiosamente escrevi as falas, gravamos quase por brincadeira, colocamos a voz sem imaginar que faria bem a tanta gente.

Curta completo:

 

COMPAIXÃO: O ÓCULOS DA COMPREENSÃO
(Get Service, curta-metragem, 2007)

Compaixão é outra forma de dizer que gosta incondicionalmente, sem exigir carinho em troca. Com compaixão, focamos mais em dar sem qualquer expectativa de receber algo de volta.

Curta completo:

 

DR. QUANTUM VISITA A PLANOLÂNDIA
(Dr. Quantum visits Flatland, curta, 2004)

Animação do filme "Quem Somos Nós? Uma Nova Evolução" onde o personagem Dr. Quantum demostra quão limitados somos e usa como exemplo um mundo bidimensional, a Planolândia. Esse modelo didático pode ser usado para entender a existência da espiritualidade e os fenômenos dela originados.

Curta completo:

 

ANIMATRIX: O SEGUNDO RENASCER
(Animatrix: Second Renaissance, curta de animação, 2003)

Animatrix é uma coleção de 9 contos de curta-metragem sobre o mundo de Matrix, em parte escrito pelos irmãos Wachowski. Os contos são uma fusão de computação gráfica com o tradicional anime japonês. A série trata das histórias que antecedem Matrix, dos dias finais das últimas cidades da humanidade, da guerra contra as máquinas e da queda da espécie humana.

Animatrix: Episódio 2 - O Segundo Renascer, Parte 1:
Animatrix: Episódio 3 - O Segundo Renascer, Parte 2:

 

ILHA DAS FLORES
(Ilha das Flores, curta-metragem, 1989)

Ilha das Flores é um filme de curta-metragem brasileiro, do gênero documentário, escrito e dirigido pelo cineasta Jorge Furtado em 1989, com produção da Casa de Cinema de Porto Alegre. O filme foi realizado com o apoio de Kodak do Brasil, Curt-Alex Laboratórios e Álamo Estúdios de Som. Em novembro de 2015 o filme entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

Curta completo: 

 

O DIA EM QUE DORIVAL ENCAROU A GUARDA
(O Dia em que Dorival encarou o Guarda, curta, 1986)

Numa prisão militar, no verão, o negro Dorival quer tomar um banho. Para consegui-lo, tem de enfrentar os guardas.

Curta completo: 

 

DONALD NO PAÍS DA MATEMÁGICA
(Donald in Mathmagic Land, curta, 1959)

É um curta de 27 minutos que estrela o Pato Donald, foi lançados nos EUA em 26 de junho de 1959, foi dirigido por Hamilton Luske. O filme foi disponibilizado para as várias escolas, e se tornou um dos mais populares filmes educativos já feitos pela Disney. Em 1959, foi indicado ao Óscar como Melhor Curta-documentário.

Curta completo: 

 

VIAGEM À LUA
(Le Voyage Dans la Lune, comédia, 1902)

Nesse filme, o ilusionista francês Georges Méliès, um dos precursores do cinema, usa inventivos efeitos fotográficos para criar mundos fantásticos. Méliès, além de ser considerado o "pai dos efeitos especiais", fez mais de 500 filmes e construiu o primeiro estúdio cinematográfico da Europa. Também foi o primeiro cineasta a usar desenhos de produção e storyboards para projetar suas cenas. Um de seus filmes mais conhecidos foi Le voyage dans la lune (Viagem à lua), em que usou técnicas de dupla exposição do filme para obter efeitos especiais inovadores para a época.

Filme:

 

Seleção de curtas-metragens por Leon Fontes.

Vídeos Inspiradores

Mais Vídeos
Watch the video