Seleção de documentários para expandir a consciência.

Cinema, Consciência, Ética, Estética, Luz, Câmera e Ação
(lista de filmes em constante expansão e em ordem cronológica)

O UNIVERSO CONECTADO
(The Connected Universe, documentário, 2017)

O Universo Conectado explora novas compreensões científicas que revelam uma imagem maior de interconexão do que imaginamos. Este documentário explora como a experiência fundamental de ser humano é também sobre conexão e como esta experiência pode ser alterada por estes avanços na ciência. Será que a viagem através destas idéias tornará possível que você se sinta mais "conectado" em sua própria vida?

Filme:

 

SAMADHI: MAYA, A ILUSÃO DO SELF
(Samadhi: Maya, documentário, 2017)

“Maya a Ilusão do Eu” é a primeira parte de uma série de filmes que exploram Samadhi. Samadhi é uma antiga palavra sânscrita que se refere a união mística ou transcendente que está na raiz de toda espiritualidade e autoconhecimento. A experiência do Samadhi, que corresponde a um estado transcendente de consciência, somente é possível por experiência direta desse estado de consciência. Por isso, esse filme não tem a intenção de fornecer informações para sua mente, mas sim inspirar você a descobrir diretamente sua verdadeira natureza, seu verdadeiro Ser.

Filme:

Veja o segundo episódio em https://youtu.be/AQL6qcGqQ0Y

 

QUE SAÚDE É ESSA?
(What the Health, documentário, 2017)

O documentário é um alerta sobre as causas das principais doenças que atingem os seres humanos. Revela o elo entre alimentação, doenças e os bilhões de dólares em jogo do sistema de saúde, indústria farmacêutica e alimentar.

Filme:

 

O COMEÇO DA VIDA
(The Beginning of Life, documentário, 2016)

O filme traz, dentro de um contexto emocionante, a informação relevante de que os primeiros três anos de vida da criança são fundamentais e decisivos para seu desenvolvimento saudável, tanto na infância, quanto em sua vida adulta.

Trailer:

 

HUMANO
(Human, documentário, 2015)

Com testemunhos e imagens aéreas exclusivas, o introspectivo documentário aborda quem nós somos hoje em dia. Não só como comunidade, mas como indivíduos. Através das guerras, descriminações e desigualdades, confrontamos a realidade que também contempla discursos de solidariedade. Uma reflexão do futuro que queremos para nós, seres humanos, e o planeta.

Filme completo:

 

EU MAIOR
(Eu Maior, documentário, 2013)

Um filme sobre autoconhecimento e busca da felicidade. Foram entrevistados trinta personalidades, incluindo líderes espirituais, intelectuais, artistas e esportistas.

Filme completo:

 

MAIDENTRIP
(Maidentrip, documentário, 2013)

O documentário acompanha a trajetória da adolescente Laura Deeker, que aos 14 anos de idade se tornou a pessoa mais jovem a velejar ao redor do mundo sozinha.

Trailer:

 

ENCRUZILHADA: DORES DO PARTO DE UMA NOVA VISÃO DE MUNDO
(Crossroads: Labor Pains of a New Worldview, doc, 2012)

O documentário explora a profundidade da presente condição humana e o surgimento de uma visão mundial que está a recriar o nosso mundo de dentro para fora. O foco do filme é a mente humana, o funcionamento da psicologia humana à nível individual, mas principalmente seu funcionamento dentro de um coletivo. Aborda a conexão que existe entre o meu comportamento e o seu, como nos afetamos, e também como o ambiente nos afeta, pois somos seres Bio-Psico-Sociais, essa é a trindade na qual a ciência atual opera na busca de entender o comportamento humano. "Você não muda as coisas lutando contra a realidade atual. Para mudar algo é preciso construir um modelo novo que tornará o modelo atual obsoleto".

Filme:

 

A EDUCAÇÃO PROIBIDA
(La Educación Prohibida, documentário, 2012)

O documentário se propõe a questionar as lógicas da escolarização moderna e a forma de entender a educação, dando visibilidade para experiências educativas não convencionais que cultivam a necessidade de um novo paradigma educativo. O projeto foi realizado por jovens que partiram da visão de quem aprende e embarcaram em uma pesquisa que cobre 8 países realizando entrevistas a mais de 90 educadores de propostas educativas alternativas. O filme, financiado coletivamente, realiza um debate social reflexivo acerca das bases que sustentam a escola, promovendo o desenvolvimento de uma educação integral centrada no amor, no respeito, na liberdade e na aprendizagem.

Filme completo dublado:

 

A ENGRENAGEM
(A Engrenagem, documentário, 2012)

A discussão sobre o veganismo e seus benefícios ao meio ambiente e ao futuro é extensa e muito mais complexa do que simplesmente parar de comer carne. Envolve a diminuição da poluição atmosférica, a preservação de recursos vegetais e hídricos, e muitas outras questões. Numa linguagem descontraída, o filme tem o objetivo de alertar e levantar algumas questões como "Você já se perguntou de onde vem nossa comida? Quais os impactos que ela nos traz? A Engrenagem responde."

Documentário:

 

PROSPERAR: O QUE SERÁ NECESSÁRIO?
(Thrive: What On Earth Will It Take?, documentário, 2011)

Thrive é um documentário não-convencional que levanta o véu sobre o que realmente está acontecendo em nosso mundo - descobrindo a consolidação mundial do poder em quase todos os aspectos de nossas vidas. Tecendo avanços na consciência, ciência e ativismo, Thrive oferece soluções reais, capacitando-nos com estratégias inéditas e ousadas para a recuperação de nossas vidas e nosso futuro. Entrevistas com Duane Elgin, Nassim Haramein, John Robbins, Deepak Chopra, David Icke, Edward Griffin, Barbara Marx Hubbard e muitos outros cientistas e estudiosos.

Filme:

 

O FUTURO É AGORA
(Zeitgeist: Moving Forward, documentário, 2011)

O filme do diretor Peter Joseph é um trabalho documental que apresenta uma saída de transição necessária da política monetária socioeconômica, atual paradigma que rege a sociedade do mundo inteiro. Uma economia baseada em recursos usaria os recursos existentes da terra e do mar, o equipamento físico, indústrias etc. para engrandecer a vida de toda a população. Numa economia baseada em recursos no lugar de dinheiro, poderíamos facilmente produzir todas as necessidades biológicas e fornecer um elevado padrão de vida para todos.

Filme completo:

 

I AM: VOCÊ TEM O PODER DE MUDAR O MUNDO
(I Am, documentário, 2010)

I AM é a história de Tom Shadyac, um diretor de sucesso em Hollywood, que após um perigoso ferimento na cabeça e experimenta uma jornada para tentar descobrir e responder duas questões bem básicas: “O que está errado no mundo?” e “Que podemos fazer sobre isso?” Com uma equipe de quatro pessoas, Tom visita algumas das grandes mentes dos dias de hoje, incluindo escritores, poetas, professores líderes religiosos e cientistas, buscando descobrir o fundamental problema endêmico que causa todos os outros problemas, refletindo simultaneamente em suas próprias escolhas de excesso, ambição e possível cura. E se a solução para os problemas do mundo estivesse bem na nossa frente o tempo todo?

Trailer:

 

A VIDA EM UM DIA
(Life In A Day, documentário, 2010)

Com 26 diretores, 80.000 clipes de vídeo e 4.500 horas de material, ele tinha todo o potencial de ser uma bagunça. Em vez disso, o filme Life in a Day é tão profundo, intenso e inspirador quanto seu assunto – a vida, mais especificamente a vida no dia 24 de julho de 2010. O filme foi produzido por Ridley Scott e reúne vídeos curtos enviados ao YouTube pelos usuários. Você pode assisti-lo com uma de 25 legendas – inclusive português – mas as palavras não são tão importantes como as imagens: o amanhecer, o entardecer, entre a luz e escuridão. Há momentos que consideramos como únicos, e outros que todos já vivenciamos antes, e que nos conectam. O filme é uma visão que abrange tudo no mundo, como o vemos e como o capturamos. Com certeza ele merece 1h30 da sua atenção.

Filme:

 

O ATIVISTA QUÂNTICO
(The Quantum Activist, documentário, 2010)

Uma autêntica mudança de paradigma. Enquanto a ciência convencional se mantém materialista, um número significativo de cientistas vem apoiando e consolidando um novo paradigma baseado no primado da consciência. Em O Ativista Quântico, Amit Goswami, Ph.D, pioneiro dessa nova e revolucionária perspectiva científica, compartilha conosco sua visão do potencial ilimitado da consciência como a base de toda existência, e de como essa revelação pode nos ajudar a viver melhor.

Filme:

 

O EFEITO SOMBRA
(The Shadow Effect, documentário, 2010)

Neste filme, Deepak Chopra, Marianne Williamson e Debbie Ford, entre outros, descrevem os detalhes do que é O Efeito Sombra, seus perigos e a importância em conhecer nossos comportamentos destrutivos. A obra traz várias lições de autoconhecimento enfatizando as projeções que fazemos a todo momento. Queremos parecer bons, corretos, bonitos, leais aos olhos dos outros e tendemos a esconder todos os nossos defeitos negando-os. Mas como eles existem e estão vivos, frequentemente os enxergamos nos outros.

Filme:

 

LIXO EXTRAORDINÁRIO
(Waste Land, documentário, 2010)

Lixo Extraordinário mostra a produção de obras de arte, trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores de material reciclável em um dos maiores aterros controlados do mundo, localizado no Jardim Gramacho, bairro periférico de Duque de Caxias. Ao longo da produção dessas obras, entre 2007 e 2009, transformações se produzem na vida e nas visões de mundo dos sete catadores participantes do projeto, entre eles, Tião Santos, presidente da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho. A maior parte dos diálogos acontece em inglês, exceto as cenas com os moradores do Jardim Gramacho.

Filme:

 

HOME: O MUNDO É NOSSA CASA
(Home, documentário, 2009)

Estamos vivendo em tempos excepcionais. Os cientistas nos dizem que temos 10 anos para mudar a maneira como vivemos, para evitar o esgotamento dos recursos naturais e a evolução catastrófica do clima da Terra.

Filme:

 

DA SERVIDÃO MODERNA
(De la servitude moderne, documentário, 2009)

A servidão moderna é um livro e um documentário de 52 minutos produzidos de maneira completamente independente; o livro (e o DVD contido) é distribuído gratuitamente em certos lugares alternativos na França e na América Latina. O texto foi escrito por Jean-François Brient na Jamaica em outubro de 2007 e o documentário foi finalizado na Colômbia em maio de 2009. Ele existe nas versões francesa, inglesa e espanhola. O filme foi elaborado a partir de imagens desviadas, essencialmente oriundas de filmes de ficção e de documentários.

Filme:

 

CAPITALISMO: UMA HISTÓRIA DE AMOR
(Capitalism: A Love Story, documentário, 2009)

Michael Moore enfrenta o problema que está no cerne de toda a sua obra: o impacto desastroso que o domínio das corporações têm na vida cotidiana dos norte-americanos e, portanto, também no resto do mundo. Desde a classe média americana até aos salões do poder em Washington passando pelo epicentro financeiro global de Manhattan, Michael Moore mais uma vez leva os espectadores ao longo de um caminho inexplorado. Com humor e indignação, "Capitalismo: uma história de amor" suscita uma questão crucial: qual é o preço que paga os Estados Unidos por seu amor ao capitalismo?

Filme:

 

CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO
(Criança, A Alma do Negócio, documentário, 2008)

No documentário Criança, A Alma do Negócio, a cineasta Estela Renner analisa os efeitos que a mídia de massa e da publicidade tem em relação às crianças e como essa indústria descobriu que elas são o melhor alvo para vender um produto. Além de ouví-las, o filme conversa com os pais, que relatam o quão influentes seus filhos são dentro de casa e o quão isso tem ligação com as propagandas, bem como ouve especialistas, que debatem os efeitos negativos dessa exposição.

Trailer:

 

AS SETE LEIS ESPIRITUAIS DO SUCESSO
(The Seven Spiritual Laws of Success, documentário, 2007)

Baseado no fenomenal best-seller do famoso escritor Deepak Chopra, o filme 'As Sete Leis Espirituais do Sucesso' mostra uma nova perspectiva de vida na busca do sucesso. A cantora Olivia Newton-John e o diretor e ator Bill Duke compartilham impressionantes histórias pessoais sobre desafios que enfrentaram, os quais, no entanto, os direcionaram firmemente para explorar a vida em todo o seu potencial. A narrativa emocionante deles é entremeada com os ensinamentos essenciais de Deepak, concentrados em sete princípios, simples, porém profundos, que qualquer pessoa pode aplicar para obter sucesso e fartura, em todos os temas da vida.

Filme:

 

O SEGREDO DA FELICIDADE
(Living Luminaries, documentário, 2007)

Um jovem ator parte sozinho em busca das respostas para encontrar, enfim, a fórmula da felicidade. O que é a felicidade, e como ela pode ser atingida? Nesta jornada pela satisfação plena, ele visita mestres internacionalmente reverenciados em suas respectivas filosofias - que já mudaram as vidas de milhares de pessoas em todo o mundo, compartilham suas idéias únicas e servem para inspirar cada um de nós, ajudando-nos a encontrar nossa própria felicidade. Escritores, filósofos, líderes de diferentes religiões, todos entregando pérolas de sabedoria e apresentando caminhos para que você possa trilhar a sua paz interior. Participação de Eckhart Tolle e Don Miguel Ruiz.

Filme:

 

SOMOS TODOS UM
(One: The Movie, documentário, 2007)

Líderes religiosos, autores renomados, pensadores e formadores de opinião buscam respostas sobre questionamentos espirituais e o significado da vida. Os produtores do documentário viajaram os seis continentes colhendo depoimentos de pessoas que debatem sobre a conectividade entre todas as pessoas do planeta. Participação de Deepak Chopra e Dalai Lama.

Filme:

 

TED: Tecnologia, Entretenimento e Design
(Technology, Entertainment, Design, palestras, 2006-2013)

TED é uma organização sem fins lucrativos dedicada a espalhar ideias que valem a pena. Ela começou (em 1984) como uma conferência reunindo pessoas de três mundos: Tecnologia, Entretenimento e Design. Desde então, seu alcance se tornou cada vez mais amplo. As palestras foram traduzidas por voluntários que fazem parte de um Projeto de Tradução Aberta da TED. A sua contribuição generosa nos ajudou a difundir ideias a nível global, através de uma seleção de palestras que está sempre recebendo adições.

Site oficial: https://www.ted.com/translate/languages/pt-br

 

PLANETA SAGRADO
(Sacred Planet, documentário, 2004)

Viaje pelo mundo e conheça alguns dos mais exóticos e maravilhosos lugares ainda existentes! Com tecnologia de última geração foram registradas imagens de lugares inexplorados, animais peculiares e incríveis paisagens, que a maioria nunca terá a oportunidade de ver. Com uma inigualável seleção do melhor da música contemporânea e mundial, Planeta Sagrado é uma inesquecível experiência visual e espiritual, que leva cada espectador em passeios individuais pela imaginação e pela emoção. Deixe que esta produção seja o seu portão de entrada para a magia, o mistério e a beleza deste lugar que chamamos de lar.

Filme:

 

QUEM SOMOS NÓS?  (Versão Estendida)
(What the Bleep Do We Know!? Down the rabbit hole, documentário, 2004)

O filme combina documentário, entrevista e uma narrativa ficcional para conectar a ciência à espiritualidade.
Apresenta entrevistas com especialistas em ciência e espiritualidade, intercaladas com a história de uma fotógrafa surda e como ela lida com sua situação. A animação digital é uma forte característica no filme. O filme tem recebido críticas de toda a comunidade científica. Físicos, em particular, reclamam que o filme distorce o significado de alguns princípios da mecânica quântica.

Filme Completo:

 

O HOMEM COM A CÂMERA
(Tchevolek s kinoapparatom, filme documentário, 1929)

Considerado um registro de uma época, foi filmado em Kiev, na Ucrânia. Dziga Vertov, cineasta do filme, trabalhava para os cines-jornais soviéticos do período Lenin-Stalin e, interessado em documentar a vida das pessoas em seu país, se impõe a um desafio considerável: realizar um filme de longa-metragem sem roteiro, cenário ou atores profissionais, transformando o que poderia ser apenas o registro de uma época num clássico do cinema. Além deste filme ter influenciado muito o cinema de todo o mundo, sendo que Vertov, é considerado o pai do "cinema verdade", que deu origem aos atuais cinemas neorrealistas de vanguarda, gravados em lugares e cenas reais.

Filme:

 

O CINEMATÓGRAFO: IRMÃOS LUMIÈRE
(Le Cinématographe: Les frères Lumière, 1895)

Os irmãos Lumière foram os inventores do cinematógrafo, sendo frequentemente referidos como os pais do cinema. A primeira projeção pública de apresentação do invento ocorreu a 28 de Dezembro de 1895 na primeira sala de cinema do mundo, o Eden, que ainda existe. Contudo, a divulgação do cinematógrafo, com boa publicidade e entradas pagas, teve lugar em Paris, no Grand Café. O programa incluia dez filmes. A sessão foi inaugurada com a projeção de A Saída da Fábrica Lumière em Lyon. Méliès esteve presente e interessou-se logo pela exploração do aparelho.

Primeiros Filmes:

 

Seleção de filmes por Leon Fontes para o Partilhar.

Vídeos Inspiradores

Mais Vídeos
Watch the video